terça-feira, 15 de julho de 2008

IDALINA DE CARVALHO

Nascida na madrugada de 30 de dezembro de 1960 na cidade de Cataguases, Minas Gerais, Idalina de Carvalho é professora, jornalista, ativista social, escritora e poeta.


Criou, em 1991, o "Metamorfose grupo de teatro", lecionou Língua Portuguesa e Redação em escolas públicas e particulares, editou (de 1995 a 2000) a "Revista de Literatura e Arte Pensaminto", trabalhou com produção de rádio em Cataguases e Juiz de Fora.


Foi coordenadora municipal de cultura na gestão 2001/2004, criou e coordenou o projeto "Culltura nos Bairros" e implantou bibliotecas em 6 bairros da cidade e um distrito da zona rural; fundou, no mesmo período, o "Grupo de Estudos Literários Affonso Romano de Sant'Anna" que levou oficinas e varais de poesia para escolas e praças de Cataguases. Promoveu o I ELALC - Encontro de Leitura da Arte e do Livro de Cataguases, reunindo cinema, artes plásticas, dança, folclore, música popular, orquestras, corais, fotografia, em lona armada na Praça Rui Barbosa, num evento de cinco dias.

Lançou, em 2001, seu primeiro livro: QUASE PECADO - poesia e prosa. Tem um livro de ficção infanto-juvenil ainda não publicado: "Beijar, ficar e outros verbos adolescentes" e um de poemas: "Livro proibido".


Criou e dirige, desde 2006, o VENCER - Instituto de Valorização da Ética na Conduta e Relacionamentos, ONG que trabalha com promoção da leitura e formação ética do indivíduo.

Um poema e um miniconto da autora:

CAÇADA

A fêmea devora
a presa
com o olhar
voraz.

A fêmea ferve
o sangue
da presa
para atacar.

A fêmea penetra
o cerne do ser
que se rende
arde
queima
morre
e se refaz.


FINAL FELIZ (?)
Naquela noite cobriu-a de mimos. Foram palavras, sonhos em pinturas vazadas até sons denunciarem novo dia. Braços a puxá-la noite adentro e sussurros te amo, te amo, juras de nunca usar extremos da cama, ladainhas de protetor, querer vê-la feliz, de não merecer tal vida de sacrifícios. E beijos tantos, tantos, até lábios amolecerem de tanto vadiar. Um sentir a vida de dentro, intenso, amor de verdade daqueles de filmes de cinema.Depois casaram-se.


Saiba mais sobre Idalina de Carvalho:

www.idalinadecarvalho.xpg.com.br
http://www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/obrasdigitais/saciedigpv/01/idacar01.php http://recantodasletras.uol.com.br/autor.php?id=35997
orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?origin=is&uid=16563743397271571485

2 comentários:

Ianê Mello disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ianê Mello disse...

Obrigada,Idalina, por sua visita aos labirintos de minh'alma e por suas belas palavras, que muito me incentivaram. Volte sempre que quiser. Tenho postado muitas novidades. Parabéns pelo seu trabalho no "Chá com Leitura" e por suas belas poesias. Bjs.