sexta-feira, 2 de março de 2018

PENSAR FILOSOFICAMENTE - um livro para aprender a filosofar



Para que serve a filosofia?

Se forem tomadas como base as necessidades imediatas das pessoas, pode parecer que a filosofia é inútil. Elas se movem pela urgência em ganhar dinheiro, querem que os filhos entrem para a universidade, querem passar em algum concurso público, querem trocar de carro, viajar, entre outras coisas, algumas necessárias e outras supérfluas. As pesquisas científicas mais valorizadas são as que buscam cura para doenças e as que promovem os avanços tecnológicos. Assim, com base nessa linha de pensamento, a filosofia parece inútil, pois não contribui para esses ganhos imediatos que movem os seres humanos.
Entretanto, a filosofia é extremamente necessária, já que lança um olhar amplo sobre todas as descobertas, sobre a vida humana, sobre o desenvolvimento das sociedades, buscando respostas para as questões que surgem de cada acontecimento. Ao “pensar o pensamento”, a filosofia questiona incessante-mente todas as coisas, possibilitando que se reconstrua continuamente o já construído. Por esse caráter transformador do pensamento filosófico, muitos o veem como perigoso, pois  desestabiliza o poder constituído e as verdades apresentadas como normas, confrontando o poder.
Ou seja, como a coruja que chega no início da noite  e lança seus grandes olhos sobre as cidades, a filosofia  busca lançar o  olhar sobre os fatos e fenômenos que já aconteceram, consistindo numa disciplina que surge depois de todos os acontecimentos, com a finalidade de  analisar o que foi dito, o que ocorreu, os efeitos do ocorrido sobre as pessoas e sobre o mundo. Como a coruja, ela sobrevoa a cidade  somente depois que  a noite  já caiu sobre o dia, para observar com seus olhos redondos e arregalados o mundo e as pessoas. Através da filosofia, o homem observa e reflete sobre o mundo, para então trazer análises, ponderações e respostas para as perguntas que ficaram no ar.
Etimologicamente, a palavra “filosofia” é formada por duas partes: philos + sophia, e significa “amor à sabedoria” ou “amizade pelo saber”, o filósofo seria aquele que ama e procura a sabedoria. De acordo com o  filósofo alemão Immanuel Kant,

(...) só é possível aprender a filosofar, ou seja, exercitar o talento da razão, fazendo-a seguir os seus princípios universais em certas tentativas filosóficas já existentes, mas sempre reservando à razão o direito de investigar aqueles princípios até mesmo em suas fontes, confirmando-os ou rejeitando-os;(1983, p.407-408)

            Assim, na visão de Kant, mesmo que você estude o pensamento dos grandes filósofos (e é importante essa leitura), o mais importante é aprender a filosofar, aprender a refletir por si próprio(a), analisando o que lhe foi dito antes de aceitar um discurso como verdadeiro. É preciso aprender a confirmar ou rejeitar as ideias e conceitos que são apre-sentados cotidianamente como verdadeiros. Ou seja, a filosofia é uma experiência em que a pessoa passa a pensar sobre tudo, permanentemente. A filosofia é uma atitude diante da vida, tanto no dia a dia como nas situações difíceis diante das quais precisamos tomar decisões importantes.
            Assim, tendo a oportunidade de aprender filosofia, é importante sair da sua posição de passividade e buscar desenvolver uma atitude filosófica, passando a refletir criticamente e a investigar fatos e verdades prontas antes de reproduzir um discurso ou atitudes que podem não ser o que parecem.

(NUNES, Ana Idalina Carvalho. Pensar Filosoficamente. Juiz de Fora, edição do autor, 2018.). Transcrição exata das p. 14 - 15.).

*****

Texto da contracapa

Este livro traz uma compilação de saberes filosóficos que, além de possibilitarem a compreensão do processo de construção do conhecimento, fornecem  instrumentos  para uma apropriação efetiva do discurso, pré-requisito para o sucesso na vida acadêmica, profissional e pessoal. O livro está dividido em três partes que abordam, respectivamente, a gênese do pensamento filosófico, a estruturação da argumentação lógica e os temas que movem a filosofia contemporânea. A partir de uma metodologia que visa dar autonomia aos aprendizes, a obra é indispensável para os que pretendem ingressar na universidade, já que traz para alunos e alunas os instrumentos necessários para a compreensão de enunciados em provas de concursos e para a construção de uma argumentação consistente na produção de textos dissertativos. Por outro lado, o livro traz uma filosofia voltada para a vida prática, aplicada à profissão, à vida social e pessoal, elegendo o discurso e o diálogo como elementos fundamentais para o pertencimento social. Sob esse aspecto, torna-se possível afirmar que os conhecimentos transmitidos nesta obra podem contribuir muito para que os leitores e leitoras tenham uma vida melhor.


                                                                   A autora


          Nascida em 30 de dezembro de 1960, na cidade de Cataguases (MG),  Ana Idalina Carvalho Nunes é escritora, professora e pesquisadora. Bacharela e licenciada em Filosofia, é especialista em Filosofia Política e mestra em Ciências Sociais. Toda a sua trajetória acadêmica ocorreu dentro da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde também cursou “Filosofia para crianças” (Núcleo de Pesquisa Pensando Bem), atuando também como colaboradora no PIDET - Programa de Identificação e Desenvolvimento de Estudantes Talentosos (PPGPSI, 2013), orientando jovens com altas habilidades no Colégio de Aplicação João XXIII. Foi coordenadora municipal de cultura de Cataguases (2001-2002) e editou, entre 1995 e 2000, a revista de literatura e arte “Pensaminto”. Pensar filosoficamente é o quinto livro publicado de Idalina, todavia, é o primeiro livro didático. Sua produção que, inicialmente, estava exclusivamente voltada para a área literária, apresentou uma nova fase que se iniciou com a publicação, em 2017, do livro Criminalizar para punir: a dinâmica de neutralização da juventude pobre e negra no Brasil. A obra é resultante de uma pesquisa científica iniciada em 2012 e ainda em curso. Os três livros anteriores a esses são: Beijar, ficar e outros verbos adolescentes (2015), Meandros: poemas e minicontos (2010) e  Quase pecado: poesia e prosa (2001).

Contato com a autora:  aicn.editora@gmail.com

Para conhecer melhor a obra da autora, visite:
https://estudosobreocarcere.wixsite.com/idalinacnunes
http://idalinadecarvalho.blogspot.com.br/
http://artigosfilosofia.blogspot.com.br/

2 comentários:

Peter parker disse...

Unable to open Binance wallet iOS & android|Binance Support Number
Are you unable to open Binance wallet app in iOS and Android? If yes, don’t waste your precious time in looking for the best suitable solution rather take your phone and dial Binance Support Number +1-800-665-6722, and take fruitful assistance from thee skilled team in split seconds. The skilled team of advisors is known for their outstanding services and is the best way to get rid of all sort of queries in minimal time.
For more info: https://www.cryptophonesupport.com/exchange/binance/

EXPEDITO GONÇALVES DIAS disse...

É preciso ler. Para pensar. Para viver. E filosoficamente é dar um upgrade no pensar e viver. Parabéns por incentivar o gosto pela filosofia...