quinta-feira, 28 de novembro de 2013

POETAS DA LIBERDADE - poesia nascida entre grades

Por Ana Idalina Carvalho Nunes


Aconteceu na manhã de 28 de novembro último, no Colégio Cataguases, o lançamento do livro "Poetas da Liberdade". Não vou me alongar em descrever a emoção que invadiu o ambiente, a satisfação em ver a imagem de meus alunos veiculada de uma maneira positiva, enfim, a alegria de colher os frutos de um trabalho realizado com muita dedicação durante este ano de 2013. Quero aproveitar este espaço para explicar, através da apresentação que escrevi para o livro, o que foi o trabalho. Também para divulgar os nomes da equipe que trouxe à luz o livro e os nomes dos alunos que participaram do projeto - com a transcrição de alguns poemas. É importante perceber que por trás das grades existe emoção e poesia, existem vozes que podem dizer coisas que tocam a nossa sensibilidade. Boa leitura!

 

Qual é o limite para o desenvolvimento humano? Quais as condições ideais para que uma pessoa desenvolva seus talentos e habilidades? Abrindo mão da explicação científica, na vivência do dia a dia é possível se surpreender com a capacidade de superação e de reinvenção da própria vida pelo ser humano. Especialmente quando se acende uma luz que permita a visão de um plano ainda não visto por ele. No caso deste livro, a luz é a arte, a possibilidade de expressão da subjetividade através da poesia, e o fator surpreendente é o interesse dos alunos pela produção poética, mesmo num meio tão improvável para manifestações artísticas como uma cela de presídio.

A arte liberta – não o corpo, mas a alma contida, os anseios, as angústias, a saudade, a voz. Sim, a voz - porque não é apenas o corpo que está preso; acima de tudo, o que o homem aprisionado percebe é que ninguém se dispõe a dar crédito às suas palavras, torna-se impossível se fazer ouvir – pelos superiores, pela sociedade, pelo mundo. E é neste aspecto que a situação prisional mais desumaniza o homem, já que, sem direito e manifestar-se enquanto ser pensante, enquanto ser ontológico que significa o mundo, ele acaba por se animalizar, desenvolvendo instintos mais que sentimentos. 

A aula de Arte da escola prisional de Cataguases devolver ao aluno a voz que ele julga perdida, içar - no mais profundo da sua subjetividade - a criança que um dia ele esqueceu com seus sonhos e projetos de vida. A arte,neste sentido, é apresentada como possibilidade de leitura do mundo e de si próprio, de exteriorização de pensamentos e sensações, de uma alfabetização no nível da sensibilidade e da forma de perceber o mundo à sua volta de uma maneira diferenciada da forma como antes percebia. “Poetas da liberdade” é, assim, o resultado deste trabalho ministrado no primeiro semestre do ano de 2013, onde os alunos tiveram contato com a arte literária, aprendendo técnicas de construção de poesia. Os poemas que integram este livro foram construídos em sala de aula, alguns sob tema livre, outros como produto de oficinas ministradas. Como exemplo, é possível verificar poemas oriundos de uma técnica em que os alunos deveriam imaginar-se sendo algum animal, entrelaçando a própria vida na vida deste animal. Alguns desses poemas retratam o poeta como sendo um escorpião, um pássaro, leão – apresentando um ponto de convergência entre a vida racional e a instintiva. Outros poemas brincam com a sonoridade de palavras, nomes de mulheres, como o poema “Marília”, por exemplo – que desmonta a palavra, remontando-a e apresentando seus diversos sentidos. 

 Vale ressaltar que, a partir deste trabalho, alguns alunos passaram a escrever diariamente, com o propósito de registrar impressões e vivências e reunir tais reflexões em livro. Cleiton Zulato e Marco Aurélio Machado representam dois desses alunos que vêm reunindo um número considerável de textos – sendo o primeiro no gênero poesia e o segundo no formato de prosa – com intenção de verem seu trabalho publicado e divulgado na sociedade. Outro aluno que reúne hoje aproximadamente seiscentas letras de música é Wanderlei Rosa Benfica. A publicação desses trabalhos pode ser muito representativa, se os autores se dispuserem a realizar um trabalho de divulgação, incluindo palestras que visem direcionar positivamente os jovens para uma vida saudável e construída sobre bases sólidas. 

A educação abre os horizontes e mostra novos caminhos possíveis, mas cabe à sociedade também humanizar-se para que o trabalho seja eficaz. Este prefácio pretende soar como um convite à humanização da sociedade, no sentido de refletir mais acerca dos problemas sociais que levam meninos e meninas a ingressarem nos presídios do nosso país. É comum a sociedade levantar bandeiras, clamando pela pena de morte, chamando crianças pobres de “projetos de marginais”. É claro que o discurso se modifica, quando alguns desses apaixonados defensores da punição têm um filho preso. A partir de então, fazendo parte da “sociedade dos excluídos”, torna-se possível conhecer realmente como é a situação de cárcere. Não se trata de criticar o sistema carcerário, mas de constatar que a privação da liberdade é, por si só, uma situação punitiva que abala a estrutura humana. 

É preciso deixar de lado a visão simplista e dualista de bem e mal, em favor de uma visão do humano em sua totalidade, capaz de boas e más atitudes. Todos, indistintamente, já pecamos – alguns contra a sociedade, outros contra si próprios. A grande diferença é que os que hoje estão presos são aqueles que, não tendo recursos financeiros para a conquista dos supérfluos possíveis para garantir a felicidade superficial da sociedade contemporânea, apelam para a ilegalidade, buscando saídas aparentemente fáceis para a conquista de status, poder, dinheiro. 

Aliás, o homem do século XXI está a cada dia mais perdido de si mesmo e, para sanar a dificuldade de enfrentar a vida real dura e fria como se apresenta, afunda-se no consumo de drogas legalizadas, suicida-se nos, esvazia os bolsos e a alma dentro dos shopping centers da vida, afoga-se em drinques nas noitadas de final de semana buscando, na vida superficial, o subterfúgio para fugir de si mesmo, de seus medos, de suas frustrações. Estão todos perdidos, os cidadãos e cidadãs do século XXI, dentro de uma sociedade de aparências, onde se vivem papéis apenas, onde cada um é a profissão que desempenha, onde é preciso se enfeitar, ser outro – já que, sendo o que se é, retirando a máscara, é impossível ser bem aceito socialmente. Estão todos perdidos em meio a caminhos apontados pelo sistema econômico para se atingir uma felicidade inalcançável. 

Analisando esse ponto de vista, responda: que caminho escolher quando não se tem recursos financeiros para comprar a felicidade, o respeito, a aparência socialmente aceita, o poder? Como se inserir em uma sociedade de via única, em que o meio de acesso tem tão alto preço? É proibido sonhar, é proibido desejar, é proibido ser feliz – se o indivíduo não tem talão de cheques, cartão de crédito, nome limpo na praça. Assim, no desejo do consumo, na busca de um caminho possível para a realização plena, na vontade de ser feliz, tem origem a escolha de um caminho situado “à margem da sociedade”, já que não é possível caminhar na via propriamente dita. Sob este ponto de vista, aquele que agrediu foi agredido antes, embora a agressão sofrida não seja merecedora de punição, já que é legalmente aceita, é civilizada e sutil. 

Não quero, com tal argumento, justificar atos violentos, não é esta a pretensão deste prefácio. A proposta é que a sociedade lance um olhar menos superficial para a situação social do país e que deixe de “apagar incêndios” e passe a identificar as questões em sua base. Quanto ao momento presente, seria muito produtivo que cada um fizesse a sua parte, despindo-se da superficialidade que impede de pensar a situação social como responsabilidade de cada um. Afinal somos nós mesmos a sociedade que tanto criticamos.

 *Idalina de Carvalho (Ana Idalina Carvalho Nunes), professora de Filosofia, Sociologia e Arte na Escola Prisional de Cataguases. Jornalista profissional (mtb 08283). Formada em Filosofia, com especialização em Filosofia, Cultura e Sociedade pela UFJF. Diretora-presidente do VENCER – Instituto de Valorização da Ética na Conduta e Relacionamentos. Escritora e poeta. 

 DA IDEIA ORIGINAL À PUBLICAÇÃO DO LIVRO

Quando surgiu a oportunidade de ser professora de Arte na Escola Prisional, uma questão me deixou um tanto perturbada: de que adianta oferecer técnicas, ensinar artesanato, quando a arte envolve muito mais profundamente o ser humano? Foi assim que me arrisquei a içar âncora na subjetividade dos alunos, a procurar resgatar o aspecto emocional - tão sufocado na situação de cárcere. Comecei pela música e pela poesia - lendo poemas de grandes poetas brasileiros, primeiro. Logo depois, explicando o que a Arte pode fazer por nós, falando da possibilidade de se tornar mais leve com o ato de escrever, liberando angústias, emoções diversas.  Complementei tais noções com aulas de técnica de produção de poesia.  

A ideia de publicar um livro nasceu, assim,  quando os primeiros poemas surgiram. Não é difícil empreender um projeto desses quando se tem familiaridade com o mundo editorial - e eu sempre estive ligada à área. Reuni os poemas, levei a ideia aos alunos e, com aprovação deles, montei um projeto e o apresentei à coordenadora pedagógica da escola prisional, Elaine Rafino. Faltava então apenas a aprovação do diretor do presídio, Alan Neves: era necessário que ele aprovasse a divulgação dos nomes dos alunos em livro. Ele aprovou e, a partir daí, fiz contato com a editora,solicitei orçamento, levando também para Roberto Catroli os textos para diagramação. Orçamento em mãos, era necessário conseguir verba para a publicação. Para isso, consegui apoio de várias pessoas que, juntas, patrocinaram os primeiros 100 exemplares do livro. Importante citar aqui os nomes desses patrocinadores que são, na verdade, os responsáveis pelo nascimento do livro: 

Maria da Glória Costa Reis (escritora e professora de Leopoldina);
André Silva Pimenta (professor da Escola Prisional);
Antonio Batista Pereira (vereador);
Cristiane Carvalho Nunes de Souza (tabeliã substituta cartório em GV);
Elaine Aparecida Rafino da Silveira (coordenadora pedagógica da Escola Prisional);
Elizabeth de Almeida Silva (Irmã Beth - programa Economia Solidária - SAS Cataguases);
Fernando Amaral (vereador);
Janaina Valverde  (professora da Escola Prisional);
Jaqueline Reboredo (professora da Escola Prisional);
Ana Beatriz Vieira (professora da Escola Prisional);
Luciana Nazar (professora da Escola Prisional);
José César Samor (prefeito de Cataguases);
José de Lelis Amorim (empresário);
Michelangelo de Melo Correa (vereador);
Pierangelli Mantovani Gribel (professora da Escola Prisional);
Raquel Pimenta Dias (professora da Escola Prisional);
Alan Neves Ladeira Rezende (diretor do Presídio de Cataguases);
Sandra Luzia Dias   (Forum Cataguases);

Ao receber um exemplar da primeira impressão do livro, no final de outubro,  o diretor do presídio, Alan Ladeira Neves, ficou muito  satisfeito com o resultado, envolvendo-se com a proposta de transformar o livro num projeto maior que envolvesse sua distribuição em escolas do município. Foi muito importante a participação dele - a grande repercussão do livro, na verdade, deveu-se ao envolvimento dele que, conseguindo apoio do empresário Marcelo Peixoto e do Dr. Pedro Américo Mariosa Júnior (Mariosa e Soldati Sociedade de advogados), triplicou a tiragem inicial do livro, trabalhando com afinco na divulgação do trabalho, montando o belíssimo evento de lançamento no dia 28 de novembro último. 
Foram essas as pessoas que trouxeram à luz o POETAS DA LIBERDADE, apenas estes cidadãos envolvidos que,  com a causa social, acreditaram que o ser humano é merecedor de confiança e que merece oportunidade de um recomeço.

Enfim, quem merece os parabéns pelo livro? Quem deve colher elogios? Todos, indistintamente! Parabéns a todos nós, que formamos essa equipe heterogênea que funcionou tão bem! O resultado está aí: o objetivo foi atingido! 

Vejo os poemas,a imagem  e os nomes dos meus alunos divulgados de uma maneira positiva. A cada um, o seu mérito! A cada um o seu troféu! A equipe conseguiu trazer à tona um belíssimo trabalho, é o que importa!É irrelevante divulgar quem fez mais ou menos, ficar observando quem aparece com maior ou menor evidência, importa o trabalho, como um todo! Quando o objetivo é promover o desenvolvimento social e humano, a primeira lição a seguir é a humildade - ficar em segundo plano para que o trabalho apareça mais que o trabalhador.

Obrigada a todos vocês! Estou muito feliz!

*Sou  professora de Filosofia, especialista em Filosofia Política pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), havendo apresentado  ao final do curso monografia intitulada "Criminalizar para punir: a dinâmica de neutralização da juventude pobre e negra do Brasil"- um estudo do Presídio de Cataguases, sob a ótica de Löic Wacquant,  Cursa mestrado em Ciências Sociais na UFJF, com pesquisa sobre os caminhos e possibilidades das religiões dentro do presídio de Cataguases.  Escritora com três livros publicados: Quase Pecado (2001), Meandros (2010) e Beijar, ficar e outros verbos adolescentes (2015). (Nota atualizada em 29 de janeiro de 2015).



  POETAS PARTICIPANTES DO LIVRO
Na foto: Wanderlei Rosa Benfica (poeta e rapper)

Airton Willian, Alan, Alexandre, Anderson de Souza, Anderson Martins, André Luiz, Andreia, Augusto, Bruno Izaltino, Carlos Henrique, Cleiton, Ednéia, Elison,  Emerson, Erasmo, Fabiano, Guilherme,  Gustavo, João Paulo, João Rafael, Joel, José Gomes, José Magno, José Ulisses, Júlio César, Júlio César, Kelson, Leandro, Leonardo, Luiz Fernando, Marcelo, Marco Aurélio Rodrigues, Marco Aurélio Machado, Maier Roberto, Milas, Nicson, Pablo, Rafael, Reinaldo, Renan, Romildo,  Vinícius, Viviana, Wanderlei Rosa, Wellington, Werles, Willian,Wilson Vagner. 

Confiram alguns poemas:

Tenho saudade (Ednéia Matos)

Tenho saudade da minha família
dos meus netos, das minhas filhas.
A noite  chega com a saudade...
chega e eu fico com o coração apertado,
com vontade de chorar.
Não choro porque vou sofrer
e se eu sofrer eles sofrem mais.
Finjo ficar alegre, não vejo a hora de estar
perto deles  para poder
ser feliz e sorrir... e sorrir mais.
Aí sim serei feliz.
Para sempre.


Poder (Emerson Soares)
 
Lutar
para ganhar.
Perder
e não esquecer.
Viver
para alimentar
a vontade de sonhar.

Vencer, acredite,
é poder.



Pássaro preso (Guilherme Peixoto)

Eu sou um pássaro impedido de voar.

Confinado com outras aves,

canto para espantar o sofrimento.

Sou um pássaro, sou um detento

engaiolado, cheio de sofrimento,

querendo bater asas

em busca de liberdade,

fugindo da maldade,

- maldade dos homens

que me prenderam sem razão.

mas de uma coisa ainda sei:

posso voar com o meu coração.

  
Escorpião (João Rafael Castro)

Eu sou escorpião:
com os meus hábitos
causo indignação.

Eu sou escorpião:
não sou mau,
mas me defendo
com veneno e ferrão.

Eu sou escorpião:
nem sempre
estou com a razão.

Eu sou escorpião
e sempre ando só
nas noites frias.
Vivo na solidão.



O que fui, o que sou (Joel dos Reis )

Fui a tristeza da noite,
hoje sou o brilho da lua.
Fui ao fundo do poço,
hoje sou a coragem do dia.
Fui a ovelha negra,
hoje sou a semente da vida.
Onde estou, me sinto vitorioso.
Sou um pássaro semeador
que adora o colorido das flores.
Voo entre as árvores...
minha alma baila ao vento
vestida de sentimento.
  

Sem título (José Ulisses Moreira)

Navego em um navio
cercado de grades
a procura de uma ilha
chamada de liberdade.

Quando você estiver triste
sem ninguém para conversar
não fique assim tão triste:
o sol sempre esteve sozinho
e nunca parou de brilhar.


Pássaro ferido (Leandro Severo)

Como um pássaro nasci,
querendo aprender a voar.
Tanto, tanto eu tentei,
caí pra lá , caí pra cá...
Num momento, quando olhei,
de um penhasco quis me atirar.

Correndo fui e pulei,
caindo, comecei a voar.
Quanto mais alto voava,
mais alto queria chegar.

Quando perto da nuvem cheguei,
não mais queria voltar.
Mas,  no tanto que voei,
minhas asas começaram a cansar.

Deslizando eu caí, não mais consegui voltar.
Quando aterrissei no chão
eu não mais pude andar.
Abri os olhos e vi:
na gaiola estava a cantar.
Não cantava de alegria,
cantava pra não chorar.


Fé (Leonardo Pinheiro)

Mais um dia eu acordei
Obrigado, meu Senhor,

pois as minhas orações
eu faço com muito amor.

O sol aquece a minha fé
e ameniza o meu sofrimento.
Só Deus sabe a  dor
que eu sinto aqui dentro.

A saudade aperta o meu peito
e sangra o meu coração,
mas existe a esperança
que me leva de volta para a rua.

De joelhos no chão,
vou agradecer ao meu Deus
por sair desta prisão.


 Sentimento (Marco Aurélio Machado)


Sentimento de fé,
sentimento de mãos,
sentimento que não fere
os pobres corações,
que é adquirido através de perdão.

Sentimento de alegria
em olhares brilhantes.
Em todos os corações
só há um sentimento
e todos o procurarão:
ele está perto de você,
entre um abraço e outro:
é o amor, irmão!



Meus dias em uma cadeia (Milas da Silva)

Escrevo este poema
sobre o dia a dia na cadeia:
cadeia é muito ruim,
mas ao mesmo tempo é boa
para poder refletir
sobre as coisas ruins
que aprontamos na vida
de muitas pessoas.


O tempo (Werles Dionizio)

Não tenho tempo! Meu tempo é pouco.
É tão pouco o tempo,  que o tempo não me dá
tempo para ver o tempo passar.
Não tenho tempo pra rir nem tempo para chorar.
O tempo é tão pouco, que não dá para ver o sol brotar.
Mas, neste pouco tempo, consegui pensar
numa grande e linda estrela
que veio no céu brilhar.
(minha filha)


Quem é você? 
(Anderson de Souza)


Quem é você, que nasceu de família pobre
e que, mesmo com pés descalços em rua de terra,
sonhou  em um dia ser nobre?

Quem é você, que insiste em dizer que é durão,
mas que, dentro da cela de uma prisão,
mesmo cercado de pessoas, sente solidão?

Quem é você, que luta com aquela lágrima
que teima em cair dos seus olhos de pedra?
Que, mesmo com um olhar de lástima,
briga como  guerreiro numa luta sem trégua?

Quem é você, que já pensou em desistir,
deixar  sonhos  de lado,  acreditando ser causa perdida
mas que com  fé e esperança,  decidiu persistir,
acreditando firmemente que existe uma saída ?

Você é aquele  que,  tendo uma vida nada fácil,
que,  tendo tantos motivos para ser descrente,
aos trancos e barrancos, continua seguindo em frente,
fazendo-se surdo ao que o outro diz,
acreditando que sua maior missão é ser feliz.

0 comentários: